segunda-feira, 19 de maio de 2008

Importância do pH na medicina

A enzima é um tipo de proteína, apresenta uma boa temperatura e um pH optimo para funcionar. Em altas temperaturas e quando o pH é alterado as proteínas sofrem desnaturação, isto é, um processo que se dá em moléculas biológias, principalmente nas proteínas expostas a condições diferentes àquelas em que foram produzidas.
A amilase salivar funciona normalmente com pH entre 7 e 8. Quando o pH está acima ou abaixo desses valores a amilase salivar sofre alterações na sua estrutura, visto que deixa de ter a sua função específica porque esta está relacionada com a forma da enzima.

O pH do sangue é praticamente 7,4 e é mantido por um equílibrio ácido-básico exercido pelo ácido carbónico, o bicarbonato é controlado precisamente, porque uma mínima mudança neste sistema poderia causar graves consequências a muitos órgãos podendo até mesmo levar á morte.
O organismo humano utiliza 3 mecanismos para controlar o equílibrio ácido-básico do sangue:
1. O excesso de ácido é expelido através dos rins, normalmente sob a forma de amoníaco;
2. O corpo usa as soluções-tampão, (são soluções que “amenam” a variação dos valores de pH (ácido ou básico), matendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases) no sangue para amenizar as alterações de acidez;
3. É expelido o dióxido de carbono que é um subproduto importante do metabolismo do oxigénio e por isso é constantemente produzido pelas células e transportado pelo sangue até aos pulmões para ser deitado fora.

O pH da pele é de 5,4 a 5,6. Este pH é determinado pelas secreções de suor e sebo.
Na região das axilas é de 6,1 a 6,8.Nos genitais é aproximadamente 6,2 a 6,9.

1 comentário:

Prof. Bá disse...

Será que no ponto 1 não queriam dizer ácido úrico (ou ureia) em vez de amoníaco?

(1. O excesso de ácido é expelido através dos rins, normalmente sob a forma de amoníaco)

De resto, tudo bem :)